Agenda: Jaime Nunes visita estaleiros em Santana e debate sobre apoio à carpintaria naval

O pré-candidato ao governo do Amapá, Jaime Nunes, visitou na última terça-feira (24), a comunidade do bairro Elesbão, no município de Santana, onde dialogou com os moradores e reuniu com proprietários de estaleiros instalados da região. Dificuldades com a aquisição de matéria-prima, a burocracia para obter licenças ambientais e a falta de investimentos para estímulo na produção de embarcações foram algumas das pautas debatidas no encontro.

Para Jaime Nunes, é necessário costurar um entendimento para que o setor madeireiro destine um percentual da madeira para serem usadas como insumos pelos estaleiros. Ele acredita na retomada do setor e que a construção de embarcações deve contar com forte estímulo do governo, com condições de crédito aos proprietários de estaleiros.

Jaime também aproveitou a oportunidade para destacar o trabalho realizado pelos estaleiros do Elesbão, em Santana. Atualmente, cerca de dez estaleiros funcionam no local, geram uma quantidade significativa de empregos. Ele deu como exemplo o estaleiro Milagre de Deus, de propriedade do seu Reginaldo Marques, que hoje emprega 12 pessoas, mas tem capacidade para empregar muito mais.

“O Elesbão sempre se destacou na produção de barcos. As pessoas aqui sabem trabalhar, e fazem isso muito bem. Se dermos as condições ideais para eles desenvolverem, tenho certeza mão de obra qualificada e competência eles têm de sobra. Precisamos trazer o espírito do desenvolvimento para esse estado e gerar riquezas aqui”, concluiu o pré-candidato.

A indústria naval é fundamental para desenvolver um sistema de transporte e empregos na região e por isso, deve contar com todo apoio governamental e políticas locais. É uma potencialidade que aquece o mercado interno, estimula a cadeia produtiva e pode atrair grupos empresariais a investirem no setor.

(Assessoria de Imprensa/Pré-candidato Jaime Nunes)