Imposto de Renda: consulta ao primeiro lote de restituição será liberada a partir de 24 de maio
O Prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 – ano base 2021, encerra no dia 31 de maio. Até agora, cerca de 67 mil contribuintes acertaram as contas com o leão no Amapá. A Receita Federal segue com o plantão fiscal para auxiliar o contribuinte que tem dúvidas sobre o preenchimento da declaração. O atendimento é feito das 9h às 11h, na sede da RF, que fica na rua Eliezer Levy, no centro de Macapá.
A Receita Federal orienta o contribuinte a não deixar tudo para última hora. Quem perder o prazo, ainda pode declarar, mas pagará uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto de renda. No caso do contribuinte que caiu na malha fiscal, é preciso que ele acesse o site da RF para corrigir as eventuais inconsistências e faça a declaração retificadora.
No dia 31 de maio, quando encerra o prazo para entrega da declaração, a Receita Federal realiza o pagamento do primeiro lote de restituição do IR. A consulta será liberada a partir do dia 24 de maio.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil