Você sabia que fazer exercícios durante a gravidez traz benefícios à mãe e ao bebê?
Que praticar exercícios físicos faz bem à saúde, isso a gente já sabe. Mas, você sabia que eles também são indicados durante a gravidez? Muitas mulheres grávidas ainda têm receio de fazer alguma atividade física por medo de causar algum prejuízo ao bebê. Os médicos tranquilizam e afirmam que a grávida, pode sim, praticar exercício físico durante a gravidez, mas sem exageros e com atividade indicada para cada gestante e por um profissional qualificado.
O tema foi debatido neste sábado (14), no programa Bem Viver apresentado pelo médico Dr. Mauro Secco, e que contou com a participação da Dra. Ana Paula Albuquerque, especialista em Educação Física e doutorado em Saúde Pública. Para ela, a prática da atividade física durante a gestação ainda é um tabu.
“Em relação aos exercícios para gestante, isso é uma questão que sempre foi tabu na minha área. Muitos profissionais têm receio que a gestante faça atividade física. Acredito que esse receio venha ocorrer, por serem profissionais não qualificados. Mas hoje em dia, vejo que os profissionais vêm se qualificando. Muitas mulheres também têm medo, e outras até acham que atividade faz o leite secar, isso não procede”, pontuou.
Os exercícios físicos dão mais disposição, ajudam a relaxar, melhoram a postura, trazem benefícios físicos e psicológicos, e ajudam a prevenir doenças. Dr. Mauro Secco ressalta a importância do acompanhamento por um profissional de saúde habilitado.
“Na gravidez, é preciso um profissional habilitado para orientar a gestante com atividade física. Embora a grávida possa fazer exercícios, mas tem umas práticas que podem fazer mal . Temos casos de lesões, fraturas, por isso importante entender cada situação de cada gestante”, destacou.
Musculação, pilates, natação são alguns dos exercícios indicados.
“Tem mulher grávida que tem medo de fazer treinamento de força, da musculação. Eu digo que a musculação é um dos exercícios mais importantes pra qualquer idade. Porque você tendo um músculo forte, a pessoa vai ter menos cansaço, porque vai ter uma resistência maior e melhor capacidade funcional. Vai ter menos dores”, destacou Dra. Ana Paula.