Saúde Única: uma nova expressão que começa a ganhar espaço no âmbito da saúde
Você sabe o que é ou já ouviu falar em saúde única? A expressão ainda é pouco conhecida da população, mas no âmbito da saúde, o novo conceito ganha cada vez mais espaço.
Saúde Única é o termo que trata da integração entre saúde humana, a saúde animal, o ambiente e a adoção de políticas públicas efetivas para prevenção e controle de enfermidades trabalhando nos níveis local, regional, nacional e global.
O médico Dr. Mauro Secco, presidente da Associação Médica Brasileira no Amapá (AMB), explica que a saúde única desempenha um papel importante, que é o de manter as pessoas e os animais protegidos contra doenças, contribuindo assim, para uma melhor qualidade de vida no planeta; e o de cuidar da natureza, porque transformações ambientais também favorecem o surgimento de novas doenças. A saúde pública está totalmente ligada a um ambiente saudável.
“Através da definição de políticas, legislações, pesquisas e implementação de programas, esse novo conceito construirá pontos de ligação, fazendo com que vários setores se comuniquem e trabalhem em conjunto para diminuição de riscos e manutenção da saúde, impactando na eficácia das ações em saúde pública com redução de riscos para a saúde global”, destacou.