9ª Conferência Estadual de Saúde debate garantia de direitos e defesa do SUS

O Conselho Estadual de Saúde do Amapá (CES/AP) realiza no período de 10 a 12 de maio, a 9ª Conferência Estadual de Saúde, com o tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

O evento acontece no Centro de Ensino Superior do Amapá (CEAP), com abertura a partir das 16h. O objetivo do encontro é discutir, com os municípios, as problemáticas na rede de saúde e elaborar propostas a serem apresentadas, na 17ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em julho.

Nas etapas municipais, promovidas nos 16 municípios do estado, gestores e a sociedade civil elaboraram relatórios apontando as necessidades na saúde de cada região.

“Por ser um período chuvoso no Norte, as viagens a alguns municípios foram difíceis, mas, conseguimos apoiar esses municípios na realização dos eventos. Com a entrega dos relatórios municipais, iremos agora juntar essas informações em uma única proposta e, assim, apresentá-la na etapa nacional”, destacou o presidente do CES, Kliger Campos.

De acordo com o CES, as deliberações aprovadas na Conferência Nacional de Saúde “devem ser inseridas no ciclo de planejamento da União e servir de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027”.

Fotos: Ascom/Conselho Estadual de Saúde do Amapá