7 de Setembro: Desfile cívico-militar este ano ocorrerá pela manhã no Sambódromo

O desfile cívico e militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil será realizado neste sábado, 7 de setembro, a partir das 7h30 no Sambódromo, na zona sul de Macapá. Este ano, a programação ocorre pela manhã devido ao intenso fluxo de veículos em direção à 53ª Expofeira, no período da tarde e noite.

Segundo estimativas da Polícia Militar, o evento deve reunir mais de 5 mil pessoas na Avenida Ivaldo Veras. Participarão militares das Forças Armadas, forças auxiliares, órgãos de segurança pública e escolas de regime cívico-militares.

A coordenação, composta por órgãos de segurança pública e de trânsito, assegurará a fluidez da circulação de veículos, pedestres e do público presente.

“O desfile é uma tradição que simboliza muitos valores e desperta o sentimento patriótico dos brasileiros. Aa organizações militares e demais órgãos de Segurança Pública farão apresentações especiais”, informou o tenente-coronel PM, Rafael Freires, coordenador do evento.

Para acomodar o público, estão sendo montadas arquibancadas cobertas no Sambódromo, e os portões estarão abertos a partir das 7h.

Interdição das vias

Na véspera do desfile, sexta-feira, 6, a Avenida Ivaldo Veras será interditada durante a manhã para a conclusão da montagem das estruturas e treinamento das tropas.

No dia 7, as interdições necessárias para o desfile ocorrerão na Avenida Ivaldo Veras e nas proximidades do Estádio Zerão. A Rodovia Josmar Pinto (antiga JK) terá uma pista interditada logo ao amanhecer para a concentração da tropa a pé. A pista no sentido Macapá-Santana, entre a rotatória da Embrapa e a rotatória do monumento Marco Zero do Equador, ficará em mão dupla por algumas horas.

Os espectadores terão como opções de estacionamento o Estádio Olímpico Zerão e um amplo terreno ao lado do Atacadão Assai, com mais de 1.500 vagas disponíveis. O acesso ao estacionamento ao lado do Atacadão Assai pode ser feito por três entradas: pela Avenida Stephan Houat, pela Avenida Dois ou pela Rua Francisco Soares (atrás das arquibancadas de metal do Sambódromo).

Confira o cronograma de treino e apresentações:

  • Sexta-feira, 6 (dia de treinamento)
    • 6h30: Interdição das vias
    • 8h: Treinamento do desfile
  • Sábado, 7 (Dia da Independência)
    • 5h: Interdição das vias
    • 7h30: Revista da Tropa
    • 8h: Início do desfile da tropa a pé, apresentações e desfile da tropa motorizada.

Fotos: Israel Cardoso/GEA