2º dia do Startup20 inicia com lançamento de editais, assinatura de protocolos e debates

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae no Amapá, Josiel Alcolumbre, a superintendente Alcilene Cavalcante, a diretora técnica, Suelem Amoras, e o diretor de administração e finanças, Marcell Harb, em parceria com o Governo do Amapá e a Associação Brasileira de Startups (ABStartup), realizam o segundo dia do Startup20, que acontece na sede do Sebrae em Macapá, no período de 23 a 26 de fevereiro, das 8h às 18h.

Neste sábado, 26, o evento contou com um painel de abertura para expor as potencialidades do Amapá, assinatura do edital Dr. Empreendedor, lançamento do edital Startup Indústria, além da assinatura do Memorando de Entendimento com o Ministério de Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) para a construção de um Hub de Inovação no Amapá.

O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Josiel Alcolumbre, destaca que sediar o Startup20 é o início da jornada para tornar o estado um centro global de inovação, tecnologia e sustentabilidade.

“Nós que estamos no norte do Brasil entendemos nossa responsabilidade com a Amazônia, a importância de cuidar das florestas, rios e de preservar as belezas naturais. Estamos trabalhando e sediando esse evento para que a riqueza natural também possa se tornar fonte econômica, para que empreendedores tenham uma visão sustentável e tecnológica e para o crescimento e transformação de realidade da população amapaense”, disse.

O Governador Clécio Luís reitera a felicidade na escolha do Amapá como o primeiro estado do Brasil a sediar o Startup20 e destaca a importância do encontro para alavancar os indicadores sociais e econômicos do estado.

“Estamos discutindo inovação, tecnologia e agregando esses conhecimentos de forma direta na Amazônia, valorizando a floresta e preservação ambiental. O fato desta discussão estar sendo feita aqui no Amapá é motivo de muita alegria, honra e com a certeza de que isso vai fazer toda a diferença”, destacou.

Para o Ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, eventos como a Cúpula da Amazônia, COP30 e o Startup20 irão trazer um novo olhar para a região norte, uma mensagem muito forte para o mundo inteiro.

Segundo a presidente da ABStartup, Ingrid Barth, o evento é uma oportunidade de mostrar ao mundo inteiro o trabalho excepcional do cenário empreendedor brasileiro.

“Estamos em uma agenda do G20, é a primeira vez que o Brasil preside o G20 e a primeira reunião da agenda do Startup20 está sendo aqui no Amapá. Precisamos propagar aos quatro cantos do mundo o trabalho excepcional do cenário empreendedor brasileiro, pois em cinco anos, saímos de zero startups com status de unicórnio para 31 unicórnios consolidadas, e nenhum outro país chegou perto de fazer isso. Mesmo com todos os nossos desafios, estamos sempre entre os principais ecossistemas de inovação e tecnologia do mundo”, disse Ingrid Barth.

O Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Edivan Andrade, ressaltou a importância da assinatura dos editais.

“A assinatura dos editais e protocolos tem o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da inovação no estado, para que o Amapá se torne um exportador um estado que agregue valor a economia e valorize os ativos ambientais da Amazônia”, concluiu.

Por Ascom/Sebrae